Frases de Soren Kierkegaard

Semelhante àquele cavaleiro, tão falado nas lendas, que subitamente vê uma ave rara e teima em perseguí-la, julgando-se de imediato prestes a atingi-la. Mas a ave novamente se distancia até o cair da noite. Então o cavaleiro, distante dos seus e perdido na solidão já não sabe o caminho. Assim é o possível do desejo.

A espiritualidade da mulher tem um carácter vegetativo. Encontra-se sob determinação da natureza e consequentemente só esteticamente livre, num sentido mais profundo, apenas se torna livre através do homem.

Aquele que se amou a si próprio foi grande pela sua pessoa# quem amou a outrem foi grande dando-se. Mas o que amou a Deus foi o maior de todos.

“A vida não é um problema para ser resolvido, mas uma realidade a ser experimentada.”””

As pessoas exigem liberdade de expressão para compensar a liberdade de pensamento que usam raramente.

A vida deve ser vivida para adiante, mas entendida olhando-se para trás.

Enganar-se a respeito do amor é a perda mais terrível# é um dano eterno, para o qual não há compensação nem no tempo nem na eternidade!

Quem só espera o melhor envelhece por causa das decepções que a vida lhe apresenta.

A mulher é sonho. Ela apenas desperta ao contato do amor. Mas nessa existência do sonho, podemos distinguir dois tempos# Primeiro o amor sonha com ela, depois ela sonha com amor.

Não importuno Deus com mesquinhas inquietações# fixo os olhos unicamente no meu amor, cuja chama clara e virginal, guardo dentro de mim. Confia a fé em que Deus cuida das mínimas coisas.

O maior perigo de todos, o de nos perdermos de nós mesmos, pode ocorrer muito calmamente no mundo, como se não fosse nada. Nenhuma outra perda pode ocorrer tão silenciosamente# qualquer outra perda – um braço, uma perna, cinco dólares, uma esposa, etc – seria certamente notada.

Quem espera sempre o pior envelhece depressa por conta do sofrimento.

Arriscar-se no sentido mais amplo é precisamente tomar consciência de si próprio.

O destino mais profundo da mulher é ser companheira do homem.

“O “”eu”” é uma relação que não se estabelece com qualquer coisa alheia de si, mas consigo própria. Mais e melhor do que na relação propriamente dita, ele consiste no orientar-se dessa relação para própria interioridade. O “”eu”” não é uma relação em si, mas sim o voltar-se sobre si própria depois de estabelecida.”

“Mas quando alguém prega o cristianismo de tal forma que o eco responde: “”Fora com esse homem, ele não merece viver””, saiba que esse é o cristianismo do Novo Testamento.”

Há duas maneiras de ser enganado. Uma é acreditar no que não é verdade# a outra é recusar a acreditar no que é verdade.

Não é o que me acontece que me enleva, porém aquilo que eu pratico.

Só quem já se modificou pode modificar os outros.

Entre na sua conta Frases