A única identidade que subsiste perante o olhar que penetra bem fundo é a identidade do que é contrário.
Frases para Pensar
O espírito são procura o real, o espírito insano agarra-se ao irreal.
Não se pode exigir que uma pessoa saiba tudo, mas que uma pessoa, sabendo de uma coisa, saiba de tudo.
O homem está cheio de intenções; não as conhece, mas elas constituem os impulsos secretos da sua ação.
Uma hora de contemplação é melhor que um ano de devoção.
A alma inteira nunca está concentrada, a não ser no êxtase.
Quem não considera a vida de sociedade apenas como simbólica está enganado.
Com tudo que falam de mim por aí eu já sou mais famoso que a lady gaga.
O meu público é aquele que vai ver os meus filmes. O cinema dá-nos uma visão da vida. E a vida é um mistério.
Eu admiro os santos, muito mais do que os revolucionários. (…)Porque os santos jogam no abstrato.
A vida é uma derrota. A gente vive na derrota. Nasce contra vontade, e não é senhor do seu destino.
Sinto que pertenço a uma deontologia cinematográfica que recusa mostrar o lado íntimo. Só filmo o que é público, embora possa sugeri-lo.
O teatro é mais rico. Os atores estão lá, em carne e osso. No cinema, só está a personagem. O ator já não se encontra lá quando o filme é exibido. O cinema é complementar, mas tem uma vantagem perdura no tempo. Se houvesse cinema no tempo áureo das tragédias gregas saberíamos como elas eram. Como não há, apenas calculamos como seriam.
Sinto que precisava de viver mais 50 anos para concretizar todos os projetos que tenho. Se tivesse os meios, não me custava nada fazer dois filmes por ano. Ideias não me faltam, seja através de projeto escritos por mim ou por grandes escritores.
A crítica é indispensável. Mais importante ainda é um complemento. Por isso, o filme só está acabado depois de ser visto. Por algum público e de preferência pelos críticos. São eles que vão acabar o filme. Como há muito de inconsciente no trabalho de um artista, é o crítico que vai buscar esse lado, de que o artista nem se deu conta.
O cinema só trata daquilo que existe, não daquilo que poderia existir. Mesmo quando mostra fantasia, o cinema agarra-se a coisas concretas. O realizador não é criador, é criatura.
Sem o amor-próprio nenhuma vida é possível, nem sequer a mais leve decisão, só desespero e rigidez.
Nada é verdadeiramente satisfatório. Mesmo a arte a que um artista é vocacionado, e sobre a qual e para a qual vive, está sempre aquém do seu desejo.
“Estive agora no México e vi escrito nas paredes de um museu um pensamento dos maias, muito simples, muito correto, mas ao mesmo tempo perfeito, profundo. Dizia: “”Semeia para colheres, colhe para comeres, come para viveres””. É um fundamento da vida. A gente vive no sentido inverso: vive para comer, come para colher e colhe porque semeia. Aqui põe-se o problema do que transcende isso.”
A espécie mais perigosa de estupidez é uma inteligência aguçada.