Aqui você encontra as melhores frases de Cassiano Ricardo Leite.
Cassiano Ricardo Leite foi um jornalista, poeta e ensaísta brasileiro.
Sua origem é de São José dos Campos, 26 de julho de 1894 — Rio de Janeiro, 14/01/1974.
Representante do modernismo de tendências nacionalistas, esteve associado aos grupos Verde-Amarelo e da Anta.
Foi o fundador do grupo da Bandeira, reação de cunho social-democrata a estes grupos.
Tendo, sua obra se transformado até o final, evoluindo formalmente de acordo com as novas tendências dos anos de 1950 e tendo participação no movimento da poesia concreta.
Portanto, pertenceu às academias paulista e brasileira de letras com 303.
Formou-se em direito no Rio de Janeiro, em 1917.
Desta forma, afastando-se das ideias de Plínio Salgado, Cassiano Ricardo funda com Menotti del Picchia grupo da Bandeira, em 1937. Entretanto neste ano ainda foi eleito para a cadeira número 31 da Academia Brasileira de Letras. Sendo assim, o segundo modernista aceito na instituição (o primeiro havia sido Guilherme de Almeida, que foi encarregado de recebê-lo).
A partir da década de 1950, já no período daquelas tendências que têm sido chamadas por alguns críticos de segunda vanguarda, aproximando-se do grupo concretista das revistas Noigandres e Invenção, mostra claramente o seu espírito, desde sempre, vanguardista.
Em Jeremias sem-chorar, de 1964, Cassiano Ricardo mostra sua grande capacidade de reciclar-se, produzindo poemas tipográficos e visuais.
Sempre utilizando-se das possibilidades espaciais da página escrita.m perder suas próprias características. Nas palavras do poeta, na introdução do livro, “Situa-se o poeta numa linha geral de vanguarda, na problemática da poesia de hoje, mas as suas soluções são nitidamente pessoais”
Compartilhe você também as melhores Frases de Cassiano Ricardo.
Leia também as melhores Frases de Caio Fernando Abreu
Confira Cigarro e suas consequências
Leia mais no Wikipédia