Houve uma falha no carregamento do site, clique em recarregar para acessar.

Frases de Michel Foucault

O novo não está no que é dito, mas no acontecimento de sua volta.

Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo.

O discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo porque, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar.

A psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia.

Existem momentos na vida onde a questão de saber se se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou a refletir.

Não há angústia, nem fantasia por trás da felicidade, é esta que não toleramos mais.

A alma, prisão do corpo.

A ordem é ao mesmo tempo aquilo que se oferece nas coisas como sua lei interior,a rede secreta segundo a qual elas se olham de algum modo umas às outras e aquilo que só existe através do crivo de um olhar, de uma atenção, de uma linguagem…

Édipo não se cegou por culpa, mas por excesso de informação.

A ficção consiste não em fazer ver o invisível, mas em fazer ver até que ponto é invisível a invisibilidade do visível.

A heresia e a ortodoxia não derivam de um exagero fanático dos mecanismos doutrinários, elas lhes pertencem fundamentalmente.

Desejo e instituição inquietam-se face àquilo que o discurso é na sua realidade material de coisa pronunciada ou escrita.

Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo.

O discurso é uma violência que fazemos às coisas.

Quando o homem desdobra o arbitrário de sua loucura, encontra a sombria necessidade do mundo; o animal que assombra seus pesadelos e suas noites de privação é sua própria natureza, aquela que porá a nu a implacável verdade do Inferno.

O que domina a existência humana é este fim e esta ordem à qual ninguém escapa. A presença que é uma ameaça no interior mesmo do mundo é uma presença descarnada.

Conversão fundamental do mundo das imagens: a coação de um sentido multiplicado o libera do ordenamento das formas.

Em todos os lados, a loucura fascina o homem.

Sou o autor: observem meu rosto ou meu perfil; é a isto que deverão assemelhar-se todas essas figuras duplicadas que vão circular com meu nome; as que se afastarem dele, nada valerão, e é a partir de seu grau de semelhança que poderão julgar do valor dos outros. Sou o nome, a lei, a alma, o segredo, a balança de todos esses duplos.

Os problemas da loucura giram ao redor da materialidade da alma.

Entre na sua conta Frases