É a bondade um supremo entender.
Frases para Pensar
O escritor não é apenas aquele que escreve. É aquele que produz pensamento, aquele que é capaz de engravidar os outros de sentimento e de encantamento.
O que nos interessa sobretudo na História seria dar conteúdo atual, ou melhor, conteúdo eterno ao que acaba por aparecer como um empoeirado, como um arqueológico episódio do passado.
Muito do que escrevo pode parecer profundo por ser atrapalhado.
Um mundo arrumado é apenas o palco para o grande espetáculo, de que até hoje tivemos apenas um ou outro raro exemplo, da plena criação em todos os domínios, arte, ciência, filosofia, porventura vida também.
O que não se adquire pelo sofrimento para nada vale na ordem mais profunda das coisas.
Homem com ócio tende a fazer o que não lhe aproveita nem a ele nem aos outros.
Quem insiste sobre o lado intelectual das religiões esquece-se de que só eleva e só é religiosa no sentido mais profundo da palavra aquela discussão ou inquisição de ideias que assenta sobre uma prévia aceitação.
Nenhuma das grandes religiões se estabeleceu jamais por meio da intelectualidade. A ela acodem sempre mais tarde os intelectuais, não em busca de mais intelectualidade, mas na esperança de encontrar aquele caminho de vida e aquela ressurreição que os seus sistemas puramente filosóficos lhes não podem dar.
O drama da Igreja e do mundo de hoje é que pouca gente, dentro dela e dele, vai menos por uma metafísica da Providência do que por uma física, uma física muito pragmática, da Previdência.
Somos, ao contrário do que é hábito dizer-se, não uma sociedade de consumo, visada ao consumidor, mas uma sociedade de produção, virada ao produtor e seus interesses.
Creio que o mundo em nada nos melhora, que nascemos estrelas de ímpar brilho, o que quer dizer, por um lado, que nada na vida vale o homem que somos, por outro lado, que homem algum pode substituir a outro homem.
Acreditar num Deus provado seria tão relevante como acreditar na tabuada.
O prémio ao malvado e o castigo ao bom servem para lembrar que nem um nem outro devem ser motivo de procedimento.
Se pões sujeito ao pensar
O destino é muito curioso das liberdades que se tomam.
Se dizes «tens de ser livre» me prendes ao contrário.
Não seja servil: não tenha servos.
Nada conseguiste pensar de válido se, ao fim de pensares, te não convenceste de que pouco pensas.
Só falando preservas o silêncio.