Honoré de Balzac

Honoré de Balzac
20 de maio de 1799 – 18 de agosto de 1850 · 148 frases
Honoré de Balzac foi um prolífico escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. Entretanto, é considerado o fundador do Realismo na literatura moderna.
Ver maisVer menos da biografia de Honoré de Balzac
Ademais, sua magnum opus, A Comédia Humana, consiste de 95 romances, novelas e contos que procuram retratar todos os níveis da sociedade francesa da época. Em particular a florescente burguesia após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815.
Entre seus romances mais famosos, destacam-se A Mulher de Trinta Anos (1831-32), Eugènie Grandet (1833), O Pai Goriot (1834), O Lírio do Vale (1835), As Ilusões Perdidas (1839), A Prima Bette (1846) e O Primo Pons (1847). Desde forma, Le Dernier Chouan (1829), que depois se transformaria em Les Chouans. Entretanto, Balzac denunciou ou abordou os problemas do dinheiro, da usura, da hipocrisia familiar, da constituição dos verdadeiros poderes na França liberal burguesa. E ainda assim, no meio operário não apareça diretamente em suas obras, discorreu sobre fenômenos sociais a partir da pintura dos ambientes rurais, como em Os Camponeses, de 1844. Além de romances, escreveu também "estudos filosóficos" (como A Procura do Absoluto, 1834) e estudos analíticos (como a Fisiologia do Casamento, que causou escândalo ao ser publicado em 1829).
As mais lidas
Honoré de BalzacA administração é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses.
Honoré de Balzac
Honoré de Balzac
Honoré de Balzac
Honoré de Balzac
Honoré de BalzacQuando todo o mundo é corcunda, o belo porte torna-se a monstruosidade.
Honoré de Balzac
Honoré de BalzacA liberdade leva à desordem, a desordem à repressão, e a repressão novamente à liberdade.
Honoré de Balzac
Honoré de Balzac
Honoré de Balzac
Honoré de BalzacO instinto na mulher equivale à perspicácia nos grandes homens.
Honoré de Balzac
Honoré de Balzac
Honoré de Balzac
Honoré de BalzacNão existe um grande talento sem uma grande força de vontade.
Honoré de Balzac
Honoré de BalzacO mal do nosso tempo é a superioridade. Há mais santos do que nichos.
Honoré de Balzac



































