Frases de Nelson Mandela

Na posição que ocupo, a principal tarefa é manter juntas as diferentes facções, e, portanto, ter de escutar com muito cuidado quando alguém vem explicar-me um problema.

Quando revejo alguns dos meus primeiros escritos e discursos, fico horrorizado pelo seu pedantismo, artificialidade e falta de originalidade. É muito visível a necessidade de impressionar.

Os humores não passam de uma condição vulgar que afeta muita gente.

As crianças de hoje são os líderes de amanhã, e a educação é uma arma muito importante para as preparar para os seus futuros papéis, enquanto líderes da comunidade.

Se há um apelo que eu faça, é que os jovens chamem a si assegurar que recebem a melhor educação possível para que nos possam representar bem no futuro, enquanto futuros líderes.

Em todas as discussões, especialmente com políticos, haverá desacordos.

Como futuros líderes, há certas responsabilidades que esperamos que observem. Uma delas é a máxima disciplina. Se não forem disciplinados, nunca poderão ganhar a nossa confiança.

Há poucas desgraças neste mundo que não possas transformar num triunfo pessoal se tiveres uma vontade férrea e a competência necessária.

Também deves fazer exercício físico regular, especialmente marcha acelerada em fato de treino. A corrida em pista tem a vantagem de exercitar todas as partes do teu corpo e dar-te uma sensação de bem-estar.

As pessoas devem poder determinar o seu próprio destino.

Abordo cada problema com optimismo.

As massas gostam de ver alguém responsável, que fala de uma forma responsável. Gostam, e é por isso que evito discursos de agitação.

Sabes, os exercícios são muito bons; dão-te uma sensação de bem-estar. Sempre os fiz, ao levantar-me de manhã, durante cerca de uma hora.

Sabe, é uma das experiências mais importantes que pode ter: ler a tragédia grega e a literatura grega em geral.

Há certas preocupações que deves tomar para te preparares para uma frutuosa carreira académica. Tens de rever o teu conhecimento pela leitura sistemática da literatura e dos jornais.

Uma das vantagens da velhice é que as pessoas nos respeitam só pelos cabelos brancos e dizem toda a espécie de coisas simpáticas sobre nós que não se baseiam sobre quem somos realmente.

Nada pode ser tão valioso como fazer parte integrante da história de um país.

Bom, sabe bem as pessoas falarem comigo em termos de seres um herói. Isso não me é realmente dirigido. Usam-me como um cabide em que penduram toda a adulação.

Algum dia, no futuro, será possível à Humanidade produzir santos na verdade retos e veneráveis, inspirados, em tudo o que fazem, por um amor genuíno pela Humanidade, e que servirão todos os humanos desinteressadamente.

Onde estiverem, empenhem-se em fazer felizes e encher de esperança os que vos rodeiam.

Entre na sua conta Frases