Frases de Victor Hugo

Existia entre os personagens grotescos esculpidos na parede um de quem Quasímodo gostava mais e com quem às vezes conversava. Uma ocasião a cigana ouviu-o a dizer: – Oh! Porque não sou de pedra como você!

As horas de êxtase nunca são mais do que um minuto.

Um raio de sol horizontal iluminava o rosto de Cosette, que dormia com a boca ligeiramente aberta, tendo o aspecto de um anjo a beber luz.

Não ser escutado, não é motivo para calar.

Não basta ser bêbedo para ser imortal.

Os cemitérios aceitam o que lhes dão.

O medo é mudo. Além disso, ninguém guarda melhor segredo do que uma criança.

A felicidade que inspiramos tem algo de encantador que, longe de enfraquecer, como todos os reflexos, volta para nós mais radiosa.

Tudo o que o rodeava, aquele jardim pacífico, aquelas flores odoríferas, aquelas crianças ruidosamente alegres, aquelas mulheres graves, e simples, aquele claustro silencioso, penetrava-o lentamente, e a pouco e pouco a sua alma compunha-se de silêncio como o claustro, de perfume como as flores, de alegria como as crianças.

Os bons pensamentos têm os seus abismos, tal como os maus.

Essa criança vivia na ausência de afeição como as ervas daninhas que nascem nas covas.

As crianças têm seu canto da manhã, como os pássaros.

Cosette já não vestia andrajos, estava de luto. Saía da miséria e entrara na vida.

De tudo o que a catedral possuía, o que mais o tornava feliz eram os sinos. Acariciava-os, amava-os, falava-lhes e compreendia-os. Tinha ternura por todos eles, embora tivessem tirado sua audição.

“Quando o viram semear dinheiro, disseram: “”É um comerciante; Quando o viram ganhar dinheiro, disseram: “”É um ambicioso””; Quando o viram recusar honrarias, disseram: “”É um aventureiro””; Quando o viram recusar a sociedade, disseram: “”É um bruto””.”

O seu prazer era passear pelos campos.

Os livros são amigos frios e seguros.

Com muito pouco trabalho, seria útil; é negligenciada, e por isso torna-se daninha. Então arranca-se. Quantos homens se assemelham à urtiga! (…) Não há nem ervas más nem homens maus. Só há maus cultivadores.

Um sopro, quase uma respiração, agitava os matagais.

“Quando a ouviam falar, diziam: “”É um policial””; quando viam beber, comentavam: “”É um carroceiro””; quando a viam dar ordens a Cosette, garantiam: “”É um carrasco””.”

Entre na sua conta Frases