Frases Gerais

Tudo o que é incompreensível, não deixa de o ser.

Aquele que sem autoridade mata um criminoso, torna-se tão criminoso como este.

O sexo oposto existe para ser procurado e não para ser compreendido.

O binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo. O que há é pouca gente para dar por isso.

Ser novo é não ser velho. Ser velho é ter opiniões. Ser novo é não querer saber de opiniões para nada. Ser novo é deixar os outros ir em paz para o Diabo com as opiniões que têm, boas ou más — boas ou más, que a gente nunca sabe com quais é que vai para o Diabo.

Nenhuma época transmite a outra a sua sensibilidade; transmite-lhe apenas a inteligência que teve dessa sensibilidade. Pela emoção somos nós; pela inteligência somos alheios. A inteligência dispersa-nos; por isso é através do que nos dispersa que nos sobrevivemos. Cada época entrega às seguintes apenas aquilo que não foi.

Ao voltar hoje a página de um livro de filosofia, tive a revelação de que a página seguinte seria igualmente inútil.

O afeto ou o ódio mudam a face da justiça.

Começo a conhecer-me. Não existo.

Eu tenho essa coisa estranha de achar que se eu dormir com alguém, ele vai tirar minha criatividade pela vagina.

Que grande quimera é o homem! Que confuso caos! Que misto de contradições! Juiz de todas as coisas, e não mais do que um mísero verme! Grande guardador e depositário da verdade e, contudo, um mero acervo de incertezas! Glória e escândalo do Universo!

Corremos alegres para o precipício, quando pomos pela frente algo que nos impeça de o ver.

O coração tem razões que a razão ignora.

A razão, por mais que grite, não pode negar que a imaginação estabeleceu no homem uma segunda natureza.

Dois excessos: excluir a razão, admitir apenas a razão.

Há duas espécies de homens: uns, justos, que se consideram pecadores, e os pecadores que se consideram justos.

A verdadeira moral não se preocupa com a moral: quer isto dizer que a moral do juízo não se importa nada com a moral do espírito – que não tem regras.

Fazer troça da filosofia, é, na verdade, filosofar.

O que é o homem na natureza? Um nada em relação ao infinito, um tudo em relação ao nada, um ponto a meio entre nada e tudo.

Normalmente, convencem-nos com mais facilidade as razões que nós próprios encontramos do que as que vieram ao espírito dos outros.

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