Aqui você encontra as melhores Frases de Cruz e Sousa
João da Cruz e Sousa foi um poeta brasileiro.
Com a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro, foi um dos precursores do simbolismo no Brasil. Segundo Antonio Candido, entretanto Cruz e Sousa foi o “único escritor eminente de pura raça negra na literatura brasileira, onde são numerosos os mestiços”.
Filho dos escravos alforriados Guilherme da Cruz, mestre-pedreiro, e Carolina Eva da Conceição. No entanto João da Cruz desde pequeno recebeu a tutela e uma educação refinada de seu ex-senhor. O marechal Guilherme Xavier de Sousa – de quem adotou o nome de família, Sousa. No entanto, a esposa de Guilherme Xavier de Sousa, Dona Clarinda Fagundes Xavier de Sousa, não tinha filhos, e passou a proteger e cuidar da educação de João. Aprendeu francês, latim e grego, além de ter sido discípulo do alemão Fritz Müller, com quem aprendeu Matemática e Ciências Naturais.
Em 1881, dirigiu o jornal Tribuna Popular, no qual combateu a escravidão e o preconceito racial. Em 1883, foi recusado como promotor de Laguna por ser negro. Ainda assim, em 1885, lançou o primeiro livro, Tropos e Fantasias em parceria com Virgílio Várzea. Cinco anos depois foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como arquivista na Estrada de Ferro Central do Brasil. Isto é, colaborando também com diversos jornais.
Compartilhe você também as melhores Frases de Cruz e Sousa em suas redes sociais!
Leia também as melhores Frases de Rocky Balboa
Confira 23 Pessoas que mudaram drasticamente seu corpo
Leia mais no Wikipédia