Houve uma falha no carregamento do site, clique em recarregar para acessar.

Frases de Mário Sergio Cortella

Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda! Tem coisas que como a jabuticaba, só tem no Brasil!

Um poder que se serve, em vez de servir, é um poder que não serve.

“A frase “”isso não é problema teu”” não faz com que ele deixe de ser um problema. A mudança da propriedade de um problema e da responsabilidade não anula o problema. Mesmo que eu diga “”isso não é problema meu””, essa fala não faz o problema desaparecer. Apenas diz que não estou assumindo a solução. Mas eu tenho que assumir a solução, porque existe um problema e ele é nosso.”

“Há uma palavra que circula muito hoje por aí, no campo da ética, que é “”tolerância””. Cuidado com essa palavra, porque tolerar significa suportar, aguentar. “”Eu tolero que você tenha outra religião, que você não seja como eu””, quase como se falasse “”eu autorizo que você seja diferente””. A palavra mais adequada (e sólida éticamente), que precisa substituir “”tolerância””, é “”acolhimento””. Acolher significa “”eu te recebo em mim como igual””.”

Há um certo desnudamento. Cai a máscara. Nós estamos começando a enxergar como funciona na prática nossas instituições.

Felicidade é a capacidade de você ter inundado por uma alegria imensa naquele instante ou por aquela situação, felicidade não é um estado continuo mas sim um eventual.

Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas.

Quero toda a tua noitee todo o teu silêncio.

Por isso o meu verso tem essa quase imperceptível tremor…

Eu estava dormindo e me acordaram, e me encontrei, assim, num mundo estranho e louco…E quando eu começava a compreendê-lo um pouco,já eram horas de dormir de novo!

Cautela com gente que não tem dúvidas! Gente assim não inova, não avança, não cria; só repete e redunda. Claro que não devemos ser alguém que só tem dúvida, pois se assim for qualquer ação e intervenção fica impossibilitada; no entanto, não ter algumas delas em alguns momentos é sinal de tolice e reducionismo mental.

“Por isso, enquanto tenho tempo, isto é, enquanto vivo, esse período é ocupado com ações e pensamentos, ideias e práticas, sucessos e fracassos. Como o que faço e penso e uma questão de escolha minha, o uso do tempo é questão de prioridade. Em outras palavras, como o meu tempo existirá ainda que eu fique estático, sem nada fazer além da imobilidade, o que nele faço resulta de decisão livre, a partir da importância que dou ao que farei naquele tempo. Assim, se alguém diz “”Não tenho para isto ou aquilo””, de fato está dizendo “”Isto ou aquilo não é prioridade para mim””.”

É sempre bom insistir: não se confunda tradicional com arcaico. Nem tudo o que vem do passado é tradicional; tradição é o que deve ser preservado, protegido, levado adiante (como a atenção aos conteúdos e à competência docente), enquanto o arcaico é o que precisa ser superado, descartado, deixado de lado (como o autoritarismo e a meritocracia angustiante). Por outro lado, nem tudo o que parece moderno o é; às vezes apresenta-se como simples modismo ou mera novidade passageira.

Quando estiver no fundo do poço, a primeira coisa a fazer para sair dele é parar de cavar.

Felicidade é a capacidade de você ter inundado por uma alegria imensa naquele instante ou por aquela situação, felicidade não é um estado continuo, mas sim um eventual.

“Vez ou outra há uma tendência, quando se vai falar em política, de a pessoa dizer: “”Ah, não quero falar sobre isso, isso não é da minha conta””. Cuidado. A política é da sua conta e é da minha. Partido é uma coisa que a pessoa decide se tem ou não. Política é da nossa conta o tempo todo. Colocar-se como neutro é um ato político. Porque, como a política é a tentativa de acerto de interesses que nem sempre coincidem, colocar-se neutro é ficar sempre do lado de quem é mais poderoso. Se alguém vê um menino de 15 anos disputando uma bala com um menino de 5 anos e diz: “”Não vou me meter””, bem, já se meteu. Porque ficar omisso é ficar do lado de quem vai ganhar. É claro que o menino de 15 anos tem mais força que o menino de 5.”

Diante dessa realidade, é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse, mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando…

É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.

Na vida, nós devemos ter raízes, e não âncoras. Raiz alimenta, âncora imobiliza. Quem tem âncoras vive apenas a nostalgia e não a saudade. Nostalgia é uma lembrança que dói, saudade é uma lembrança que alegra

Emprego é fonte de renda e trabalho é fonte de vida. Meu trabalho é minha obra. A noção grega de obra é poiesis. De onde vem poesia, que é o que você elabora. Eu gosto dessa idéia. Tanto que não há estresse no meu trabalho, só cansaço. Cansaço resulta de um esforço intenso e estresse resulta de um esforço para o qual você não vê sentido. Cansaço se cura descansando. Estresse só se cura se houver mudança de rota.

Entre na sua conta Frases