Frases de Galileu Galilei

É vaidade imaginar que se pode introduzir uma nova filosofia ao refutar um ou outro autor. Primeiro, é necessário ensinar a reforma do espírito humano, e torná-lo capaz de distinguir a verdade da falsidade…o que só Deus pode fazer!

O número daqueles que, nas coisas difíceis, raciocinam bem é muito menor do que aqueles que raciocinam mal. Se raciocinar sobre um problema difícil fosse a mesma coisa que carregar pesos, então muitos cavalos carregariam mais sacos de trigo que um cavalo só, e eu concordaria mesmo que a opinião de muitos valesse mais que a de poucos; mas raciocinar é como correr, e não como carregar. Assim, um cavalo de corrida sozinho correrá sempre mais do que cem cavalos frisões.

O grandíssimo livro [da natureza] está escrito em língua matemática e os caracteres são os triângulos, círculos e outras figuras geométricas (…) sem as quais se estará vagueando em vão por um obscuro labirinto.

Permanecer calado não me ofereceu vantagem alguma, pois meus inimigos, tão desejosos de me atrapalhar, chegaram a atribuir-me as obras dos outros escritores; e, tendo-me atacado à base destes textos, chegaram a fazer coisas que, a meu parecer, pertencem claramente a ânimos fanáticos e sem raciocínio.

Gravem-se os benefícios no bronze e as injúrias no ar.

A condição natural dos corpos não é o repouso, mas o movimento.

Não há poder de controle sobre o universo maior do que o poder que nos controla.

A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo.

Falar obscuramente, qualquer um sabe; com clareza, raríssimos.

Mais fácil me foi encontrar as leis com que se movem os corpos celestes, que estão a milhões de quilômetros, do que definir as leis do movimento da água que escoa frente aos meus olhos.

Conhecer a si próprio é o maior saber.

Quanto mais meios usamos para imitar algo, mais diferente esse algo se torna da coisa imitada, e mais maravilhosa é a imitação.

Se raciocinar fosse como carregar pesos, então vários raciocinadores seriam melhor do que um. Mas raciocinar não é como carregar pesos. É como uma corrida… Onde um único cavalo galopante supera facilmente uma centena de cavalos puxando carroças.

A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos.

Todas as verdades são fáceis de perceber depois de terem sido descobertas; o problema é descobri-las.

A verdade é filha do tempo e não da autoridade, mas a dúvida é o começo da sabedoria.

Nunca conheci um homem tão ignorante que me fosse impossível aprender algo dele.

Não consigo acreditar que o mesmo Deus que nos deu inteligência, razão e bom senso nos proíba de usá-los.

A verdade não resulta do número dos que nela creem.

Entre na sua conta Frases